Menu

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

AGRADECIMENTO A ITÁLIA

Hoje, o Hospital Pediátrico "São José em Bôr" dedica o dia a Itália. 

Caros amigos e simpatizantes do Hospital, queremos solicitar-vos a uma reflexão, particularmente e exclusivamente, sobre esta obra (Hospital) que foi idealizada e edificada pelo falecido Pe. Ermanno Battisti e seus compatriotas benfeitores italianos. 

Esta obra é uma entre muitas obras sociais realizadas pelas organizações e missões italianas na Guiné-Bissau. Nós temos dificuldades em enumerá-las. Escusamo-nos de o fazer para não cair no erro.

Não obstante a variedade e inúmeras obras sociais realizadas que não podemos descrever, gostaríamos de enaltecer a obra em que nós fazemos parte e contribuímos para edificar.  O Hospital Pediátrico "São José em Bôr" foi construido para atender crianças doentes. Hoje o Hospital é uma referência nacional em matéria de pediatria e cirurgia. 

Em 2005 via-se esta obra erguer-se numa zona, na altura, considerada não urbana. Muitas pessoas se questionavam sobre a viabilidade deste projecto sanitário numa zona sem habitações. Perguntava-se: quem iria depois consultar-se naquele Hospital? A visão do Pe. Ermanno Battisti e seus colaboradores ultrapassava a visão comum das pessoas. Este Grande Homem afinal já tinha pensado o Hospital real antes da construção de edifícios. Como? Ele pensou o Hospital quando começou a financiar os estudos de jovens guineenses em medicina através de seus amigos e irmãos italianos. E ele dizia  aos jovens estudantes que eles deveriam depois regressar dos estudos para participar na concretização da ideia de atender pessoas e salvar vidas.   

A semelhança de  escocês James Watt,  os americanos: Thomas Alva Edison,  Steve Jobs e outros, o Padre Ermanno Battisti conseguia ver uma realidade que muitos não eram capazes de ver. Esta realidade era e é o Hospital que temos Hoje, uma bela flor na área de saúde na Guiné-Bissau.  


Ao Padre Ermanno Battisti e aos seus benfeitores, queremos hoje dedicar este dia. Que Deus lhes dê uma recompensa na medida justa! Para aqueles que já deixaram este mundo (próprio Padre Battisti, Anna Borella e outros) que as suas almas descansem em paz!


Obrigado Itália!


terça-feira, 25 de agosto de 2015

BUSCA DE EXCELÊNCIA NA ASSISTÊNCIA PASSA PELA FORMAÇÃO

No passado dia 20 do corrente mês o Director Geral, Sr. Alberto Luís Quematcha e Vice-Director clínico, Dr. Leonel Campos Té deixaram o país para uma reunião com o Sr. François de Paul Koréa, consultor de Banco Mundial. 

Este funcionário de Banco Mundial visitou o Hospital no mês de Junho último e se ofereceu em procurar parcerias para o Hospital. 


Durante o encontro que a Direcção do Hospital teve com Professor Koréa e com a Direcção de l'Hôpital de la Paix de Ziguinchor no dia 21/08 foram delineados muitos eixos de acção. Tais eixos transformar-se-ão em compromissos de acordo de parceria com instituições sanitárias do Senegal. 

Outrossim, neste acordo, o Hospital vai poder, ainda para breve, formar médicos e enfermeiros em diferentes especialidades. O Hospital terá a possibilidade de evacuar casos complicados para Ziguinchor e para Dakar.  Indubitavelmente os pacientes evacuados pelo Hospital Pediátrico "São José em Bôr" para Senegal terão um tratamento mais especial.

Tendo em vista as discussões que foram levados acabo, da forma como as propostas do Hopsital foram apresentados, a parte senegalesa ficou sensibilizada e decide de assistir o Hospital Pediátrico "São José em Bôr", não só no domínio clínico e administrativo, mas também no domínio da electromedicina. Ou seja,o Hospital Pediátrico "São José em Bôr" terá a possibilidade de formar pessoas capazes de resolver  problemas de equipamentos avariados. O Hospital Pediátrico "São José em Bôr", enquanto tiver pessoas em formação, vai poder receber técnicos senegaleses para fazer reparações dos seus equipamentos (raio-x, ecógrafos, aparelhos de laboratório, etc.).

No domínio da investigação científica, os técnicos do Hospital terão a possibilidade de participar nos projectos de investigação científica da sub-região. Ainda, este acordo abrangerá a obrigatoriedade de os nossos tecnicos efectuarem publicações de obras científicas periodicamente (sejam elas: artigos científicos, livros, etc). 










sexta-feira, 14 de agosto de 2015

OFERTA DE BRINQUEDOS PARA CRIANÇAS INTERNADAS NO HOSPITAL POR PARTE DA ONG ESPANHOLA: "VASOS SOLIDÁRIOS"

A Organização espanhola: "Vasos Solidários" ofereceu ao Hospital vários brinquedos.

Esta oferta, foi na sequência do tratamento duma criança chamada David que um dos membros da organização "Vasos Solidários" trouxe no nosso Hospital, nos meados de Fevereiro de 2013. Segundo este Senhor, esta criança escapou a morte, sobretudo por causa dos cuidados clínicos do Hospital. 

Esta impressão, de qualidade e de saber fazer dos nossos técnicos, a que testemunhou este senhor, sensibilizou-lhe muito e quer agora contribuir na criação duma atmosfera/ambiente mais favorável de salvar vida de crianças. A pessoa que assegurou os contactos até aqui é a Dra. Paula A. Baio Có. Hoje esta promessa se tornou numa realidade. Agradecemos a Dra Paula. 

Os elogios do mérito do Hospital nos chegam de todos os lados. É importante saber que o mérito colectivo depende muito de méritos individuais de cada trabalhador ou funcionário do Hospital. A qualidade da instituição depende da qualidade de cada um. É preciso continuarmos a esforçar. 

Hoje os brinquedos foram entregues às crianças internadas e que ficaram encantadas e as mães também. 

Isto é que queremos. Em pequenas coisas marcar a diferença.

Meus parabéns a Todos!

Alberto Luís Quematcha. 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FORMAÇÃO SOBRE PARALÍSIA FLÁCIDA AGÚDA (PFA)

Do dia 05 a 07 do corrente mês, numa das salas do CECOME, os enfermeiros: Domingos Fernando Sanca e Ilna Kufaie na Isna participaram numa formação organizada pelo Serviço de Epidemiologia do Ministério de Saúde Pública. A formação tinha como tema: paralisia flácida aguda, conhecido com o nome de POLIOMIELITE ou PARALISIA INFANTIL. A paralisia flácida aguda é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete/provoca, em geral, nos membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica, a flacidez (ociosidade) muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia  (ausência de reflexos) no segmento atingido.


O objectivo da formação, segundo os dois técnicos, é de fortalecer as habilidades dos actores do sistema de saúde Bissau-Guineense em relação a vigilância das doenças de prioridades tais como: sarampo, cólera, meningite, raiva, poliomielite, tétano  neonatal, diarreia sanguinolenta e febre amarela. 

Estes técnicos se ofereceram em partilhar estes conhecimentos com os seus colegas da classe. Portanto, no próximo Sábado, dia 15 do corrente mês, na sala de médicos, decorrerá o acto da restituição de informações sobre o tema.


Com a participação dos nossos técnicos nesta formação regista-se primeiro resultado concreto e visível de um bom clima de relacionamento  com às autoridades sanitárias do país. 

Todos os enfermeiros são convidados a participar na formação do Sábado que terá inicio as nove horas. 

domingo, 9 de agosto de 2015

APREÇO DO DR. SAIR KHALID




Hospital Pediátrico "São José em Bôr".
Na Sexta-feira, 07 de Agosto, o Director-geral e Director-clínico adjunto do Hospital tiveram um encontro com o Director-geral da missão médica marroquina, na Pessoa do Sr. Sair Khalid, onde foi discutida a possibilidade de colaboração. 


O Dr. Sair Khalid não podia conter o seu apreço pelo Hospital e sobretudo pela higiene do mesmo. Ele disse que o Hospital é o mais limpo que conhece na Guiné-Bissau. Disse ainda que viu muita organização. Não viu as circulações desregradas de pessoas como noutros hospitais. 
Referência na Higiene
Este senhor não escondeu a sua estima, admiração, consideração ou respeito pelo Hospital Pediátrico "São José em Bôr", sobretudo pela forma como está organizado.

O Hospital aproveita da ocasião para agradecer ao Dr. Sair Khalid pelo seu reconhecimento. Não deixávamos de, mais uma vez agradecer a PROGETTO ANNA que durante estes seis meses nos financiou detergentes de limpeza. Agradecer às mulheres de limpeza e a todo  o pessoal do Hospital.

Referência na Higiene
Referência na Higiene
Casas de banho limpos