Menu

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


Missão Ponte de Lima- Portugal



De 08 a 22 de Janeiro de 2019, o Hospital Pediátrico “São José em Bôr” recebeu a missão de Ponte de Lima Portugal, Dr. Manuel Pimenta e Engenheiro José Antas de Barros. Objetivo da missão é concluir os trabalhos de informatização do serviço de consulta do Hospital e continuar apoiar o laboratório do Hospital na melhoria de qualidade de exames clínicos e também o seu próprio funcionamento.
O programa foi criado pelo Engenheiro José Antas, que se ofereceu apoiar o Hospital gratuitamente na concepção do programa.
Durante duas semanas o Engenheiro, juntamente com a equipa de informática do Hospital, trabalharam arduamente para o bem funcionamento do programa.
A denominação do programa é “Saúde Bôr”, a sua funcionalidade começa da tesouraria, passa pela triagem depois para consultório e eventualmente para laboratório.
Com esse programa o Hospital vai melhorar o seu desempenho e qualidade de serviço prestado, maior segurança para os pacientes e trabalhadores, redução na utilização de papéis, diminuindo assim os custos. No final do trabalho foi feita a apresentação programa e treinamento para os utilizadores.
A Direção do Hospital agradece a toda equipa envolvida na concretização desse projeto e especialmente aos nossos parceiros de Ponte de Lima, Dr. Manuel Pimenta e Engenheiro José Antas de Barros.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019


MISSÃO MÉDICA ESPANHOLA
Entre os dias 27 de Dezembro de 2018 a 05 de Janeiro de 2019, o Hospital recebeu pela primeira vez a missão médica espanhola, FES Fundació. A fundação tinha realizado outras missões na Guiné-Bissau, mas no Hospital de Bôr é a primeira vez. A equipa estava composta de nove elementos, duas anestesistas, quatro cirurgiões gerais, um cirurgião maxilofacial e dois enfermeiros.
A fundação dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das malformações congênitas ou adquiridas, das lesões traumáticas e das alterações estéticas e funcionais da face; também investem na formação dos técnicos tanto a nível local como no exterior, concretamente em Espanha. O projeto de formação tem uma duração de 05 anos.

Durante uma semana a equipa visitou o Hospital, realizou 03 intervenções cirúrgicas, participaram na nona missão do Projeto Clinica Móvel realizada na tabanca de Dorse e no fim da missão rubricaram o acordo de parceria com o Hospital.
A equipa também trabalhou no Hospital Militar e na Casa Emanuel.