Menu

quinta-feira, 30 de novembro de 2017

“CRIANÇAS IRÃS” ESTÃO FORA DE PERIGO GRAÇAS A MISSÃO SANITÁRIA DE PADOVA

12 crianças com problemas de hidrocefalias foram tratadas no Hospital de Bôr.

Na Guiné-Bissau crianças com doenças ou características diferentes (crianças com hidrocefalia) são consideradas feiticeiras, maltratadas e por vezes mortas pelas famílias. Esta Missão Médica de Padova, entre várias outras já realizadas, destina-se a salvar a vida de crianças com tais patologias.

Hidrocefalia é, de forma genérica, a acumulação de líquido cefalorraquidiano (LCR) no interior da cavidade craniana (nos ventrículos ou no espaço subaracnoídeo), que, por sua vez, faz aumentar a pressão intracraniana sobre o cérebro, podendo vir a causar lesões no tecido cerebral, havendo o aumento e inchaço do crânio.

A Neurocirurgia é a especialidade médica que se ocupa de cura de doenças do sistema nervoso central e periférico, como: hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos e lesões raque-medulares passíveis de abordagem cirúrgica, bem como do tratamento neurocirúrgico da epilepsia, da dor, das desordens dos movimentos (tais como a doença de Parkinson, as distonias, a síndrome de Tourette, entre outras) e de alguns transtornos psíquicos (psicocirurgia). Recentemente, também passou a tratar da substituição de órgãos sensoriais (olho e ouvido interno) disfuncionais por dispositivos artificiais.

Em virtude de avanços científicos na medicina, estas patologias hoje têm cura. Apesar disso, existe ainda na tradição guineense a violação grave de DIREITO A VIDA. Crianças com estas patologias são mortas pelos próprios familiares acreditando que não são humanos mas espíritos que tomam a forma humana.
As mães que vieram agradecer pelo tratamento dos filhos

A lógica de intervenção dos nossos parceiros de Padova é aquela de formar pessoas localmente e torná-las autónomas. Hoje o Dr. Dionisio e Dra. Paula já são autónomos naquilo que aprenderam com os nossos amigos PADOVIANOS. Nesta missão procurou-se reproduzir o Dr. Dionísio (cirurgião) no Dr. Quessana e Dra. Paula (anestesita) em Dra. Acelma.
A determinação dos nossos parceiros é a de salvar vidas no máximo.  


Sem comentários:

Enviar um comentário