Menu

quarta-feira, 27 de março de 2019


Estágio da Dra. Guilhermina Teixeira em Portugal
De 28 de Maio a 31 de Agosto de 2018, a Dra. Guilhermina Teixeira, Médica de Clinica Geral do Hospital Pediátrico “São José em Bôr”, participou no estágio de Cuidados Intensivos Pediátrico na Unidade de Cuidado Intensivo Pediátrico ( UCIP) do Hospital de Dona Estefânia, Centro Hospitalar de Lisboa. O estágio foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no quadro de estágio de curta duração em Portugal para profissionais de saúde proveniente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, inserido no Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimentos. É de realçar que a mesma fundação financiou o projeto de mini cuidado intensivo para o Hospital de Bôr.  
O estágio decorreu concretamente no serviço de Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrico do Hospital Dona Estefânia, durante três meses a Dra. Guilhermina passou muitas horas no trabalho, mostrando-se preocupada em melhorar a sua preparação teórica e científica, revelou grande interesse na aprendizagem e uma boa capacidade de integrar a equipa. Ainda segundo o relatório apresentado pela coordenadora do estágio, a Doutora demonstrou rigor e bom senso na avaliação clinica dos doentes. Integrou a equipa de urgência da unidade, como segundo elemento.
A Dra. Guilhermina teve a oportunidade de trabalhar com as técnicas de monitorização não invasiva e invasiva, intubação endotraqueal, trabalhou com diversos aparelhos de ventilação, colocação de cateteres centrais, reanimação cardiorrespiratória avançada, etc. Participou nas reuniões de apresentação dos doentes e nas reuniões multidisciplinares para decisão de estudo diagnósticos, reuniões de formação, científica e apresentação de trabalhos.
A coordenadora realçou um especto muito importante para a aprendizagem, a assiduidade, bom relacionamento com os colegas, cuidado na comunicação, relacionamento adequado com os doentes, a simpatia e presença discreta da Dra. Guilhermina, fez ela  mais útil e eficaz no seu trabalho. A equipa da Unidade Cuidado Intensivo Pediátrico do Hospital Dona Estefânia atribui 18 valores pelo seu desempenho.
A Direção do Hospital agradece a Dra. Guilhermina pela boa representação  e também que sirva de exemplo para os próximos beneficiários de estágio ou bolsa de estudo.





Sem comentários:

Enviar um comentário