Menu

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

COLHEITA DE SANGUE REALIZADA HOJE NO HOSPITAL PEDIÁTRICO "SÃO JOSÉ EM BÔR"

Hoje o Serviço do Banco de Sangue do Hospital realizou colheita de sangue. O número total de doadores foi de 41. Em que 36 eram rapazes e 5 meninas. Esta é a terceira campanha oficial de recolha de sangue realizada pelo Hospital.
 Doar sangue é um procedimento rápido, fácil e seguro. Uma doadora afirmou:
- O que me motivou a doar sangue é para salvar vidas, principalmente, de crianças e mulheres grávidas.  Mas também para salvar qualquer vida humana. Estou contente, foi a primeira vez que estou a doar sangue. Mas é uma coisa simples, fui tratada com tanto carinho e o acto foi feito de forma profissional” (Linda Mendes Vaz, moradora do bairro de Interramento, 21 anos de idade).  
Estimado amigo do Hospital Pediátrico “São José em Bôr” nós lhe convidamos a doar sangue para salvar vida de crianças. Participe neste acto nobre de salvar vidas!
O sangue é um bem muito precioso que nenhuma substância pode substituir.
Dentre suas múltiplas funções podemos citar o transporte de substâncias, a respiração e a defesa do organismo contra doenças e invasão de germes.
A respiração ocorre através do deslocamento do sangue no sistema respiratório. Esse deslocamento ocorre por ação da bomba cardíaca e da sua condução pelas artérias, veias e capilares, que liberta o oxigênio transportado pelo sangue, dos pulmões para os tecidos. Após o metabolismo celular, o dióxido de carbono e os demais resíduos liberados pelo mesmo são conduzidos pelo sangue para a eliminação através da respiração.

A defesa do organismo contra doenças e invasão de germes patogênicos é feita pelos leucócitos, que estão contidos no sangue. Tal defesa se dá através do equilíbrio e distribuição de água e da regulação do PH através dos sistemas tampões e da temperatura.

O transporte de substâncias é realizado pelo plasma sanguíneo. Através dos poros existentes na membrana. O plasma permite uma espécie de intercâmbio entre vários componentes e o líquido intestinal, facilitando assim a difusão e a dissolução de substâncias dentro do plasma. 
Muitas vidas são perdidas por causa de falta de sangue disponível. Com esta recolha realizada estaremos em condições salvar mais vidas.
Os nossos agradecimentos especiais vão para estes combatentes pela salvação de vidas.

Muito obrigado a todos vós! 


Sem comentários:

Publicar um comentário