Menu

terça-feira, 25 de agosto de 2015

BUSCA DE EXCELÊNCIA NA ASSISTÊNCIA PASSA PELA FORMAÇÃO

No passado dia 20 do corrente mês o Director Geral, Sr. Alberto Luís Quematcha e Vice-Director clínico, Dr. Leonel Campos Té deixaram o país para uma reunião com o Sr. François de Paul Koréa, consultor de Banco Mundial. 

Este funcionário de Banco Mundial visitou o Hospital no mês de Junho último e se ofereceu em procurar parcerias para o Hospital. 


Durante o encontro que a Direcção do Hospital teve com Professor Koréa e com a Direcção de l'Hôpital de la Paix de Ziguinchor no dia 21/08 foram delineados muitos eixos de acção. Tais eixos transformar-se-ão em compromissos de acordo de parceria com instituições sanitárias do Senegal. 

Outrossim, neste acordo, o Hospital vai poder, ainda para breve, formar médicos e enfermeiros em diferentes especialidades. O Hospital terá a possibilidade de evacuar casos complicados para Ziguinchor e para Dakar.  Indubitavelmente os pacientes evacuados pelo Hospital Pediátrico "São José em Bôr" para Senegal terão um tratamento mais especial.

Tendo em vista as discussões que foram levados acabo, da forma como as propostas do Hopsital foram apresentados, a parte senegalesa ficou sensibilizada e decide de assistir o Hospital Pediátrico "São José em Bôr", não só no domínio clínico e administrativo, mas também no domínio da electromedicina. Ou seja,o Hospital Pediátrico "São José em Bôr" terá a possibilidade de formar pessoas capazes de resolver  problemas de equipamentos avariados. O Hospital Pediátrico "São José em Bôr", enquanto tiver pessoas em formação, vai poder receber técnicos senegaleses para fazer reparações dos seus equipamentos (raio-x, ecógrafos, aparelhos de laboratório, etc.).

No domínio da investigação científica, os técnicos do Hospital terão a possibilidade de participar nos projectos de investigação científica da sub-região. Ainda, este acordo abrangerá a obrigatoriedade de os nossos tecnicos efectuarem publicações de obras científicas periodicamente (sejam elas: artigos científicos, livros, etc). 










Sem comentários:

Enviar um comentário