Menu

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

FORMAÇÃO SOBRE PARALÍSIA FLÁCIDA AGÚDA (PFA)

Do dia 05 a 07 do corrente mês, numa das salas do CECOME, os enfermeiros: Domingos Fernando Sanca e Ilna Kufaie na Isna participaram numa formação organizada pelo Serviço de Epidemiologia do Ministério de Saúde Pública. A formação tinha como tema: paralisia flácida aguda, conhecido com o nome de POLIOMIELITE ou PARALISIA INFANTIL. A paralisia flácida aguda é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e sua evolução, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete/provoca, em geral, nos membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica, a flacidez (ociosidade) muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia  (ausência de reflexos) no segmento atingido.


O objectivo da formação, segundo os dois técnicos, é de fortalecer as habilidades dos actores do sistema de saúde Bissau-Guineense em relação a vigilância das doenças de prioridades tais como: sarampo, cólera, meningite, raiva, poliomielite, tétano  neonatal, diarreia sanguinolenta e febre amarela. 

Estes técnicos se ofereceram em partilhar estes conhecimentos com os seus colegas da classe. Portanto, no próximo Sábado, dia 15 do corrente mês, na sala de médicos, decorrerá o acto da restituição de informações sobre o tema.


Com a participação dos nossos técnicos nesta formação regista-se primeiro resultado concreto e visível de um bom clima de relacionamento  com às autoridades sanitárias do país. 

Todos os enfermeiros são convidados a participar na formação do Sábado que terá inicio as nove horas. 

Sem comentários:

Enviar um comentário